Tudo sobre coworking
Você sabe o que é, as características e como usufruir de um coworking?
Vamos te deixar por dentro do mais novo conceito de trabalho compartilhado do momento!
Ultimamente o coworking vêm crescendo e cada vez é mais procurado seja por freelancers ou até empresas.
O que é Coworking?
Coworking nada mais é que um espaço onde vários freelancers e empresas compartilham o mesmo local de trabalho e até ideias, onde dividem entre si todas as despesas gerais do local. Esse processo sai mais “em conta” do que alugar um local de trabalho, pois os custos são todos divididos entre os profissionais que usufruem deste espaço. O local permite também a troca de experiências e conhecimento com vários outros profissionais… Isso faz com que se crie uma grande rede de networking.
Quando e como surgiu?
Em 2005, nos EUA, Brad Neuberg e outros dois empreendedores fundaram a Hat Factory. A partir daí surgiu a ideia do coworking, onde foi compartilhado o espaço usado por eles e para outros profissionais.
Essa ideia foi muito atrativa, fez com que se espalhasse cada vez mais, gerou interesse em todo o mundo e está crescendo constantemente. No Brasil o primeiro coworking foi criado em São Paulo, no ano de 2007. Desde então vem se popularizando e aumentando ao longo dos anos.
Enfim... mas como funciona o coworking?
Funciona da seguinte forma: Empresa ou freelancer, que necessita e está procurando um espaço para trabalho, pode realizar eventos e até mesmo reuniões, alugando uma área (estação) de trabalho. Existem alguns benefícios e facilidades inclusas nessa locação, como recepção, internet, ótima estrutura e vários outros serviços que variam de um espaço para o outro.
O locador paga um valor de acordo com o que necessita, por hora, diária, mensal ou até mesmo anual. Um ponto que pode ser considerado “negativo” é que existem certas regras para que se preserve a boa convivência do local, mas tudo para facilitar e melhorar a produção de trabalho de cada profissional que optou por esse recurso.
Ainda em questões de valores pagos… as mensalidades normalmente são fixas, e isso se torna um grande diferencial quando comparado com o aluguel de uma casa ou escritório tradicional, onde geralmente as pessoas dividem a luz, energia, etc… Conforme uso e quantidade de pessoas que habitam no lugar, o que tornam os custos muito altos. E desse modo, não há como provisionar as despesas do mês uma coisa que é importante para o pequeno empresário.
(...) as mensalidades normalmente são fixas, e isso se torna um grande diferencial quando comparado com o aluguel de uma casa ou escritório tradicional, onde geralmente as pessoas dividem a luz, energia, etc (...)
Esse modelo é indicado para qual tipo de pessoas e empresas?
Bom… não existe um grupo específico de profissões ou atividades que devem atuar em um coworking, mas normalmente as empresas e profissionais que mais procuram são:
- Advogados;
- Profissionais de TI;
- Consultores;
- Designers;
- Coaches;
- Engenheiros;
- Arquitetos.
Se interessou no assunto?
Você é empresário ou freelancer? Acha que está na hora de ter um local fixo de trabalho sem gastar muito? Se sim… Venha conhecer nosso espaço que fica na Rua Caio Pereira, 331, Rosarinho, Recife-PE e sigam nossas redes sociais.