Conheça os métodos ágeis

Conheça os principais métodos ágeis

A falta de tempo e o excesso de custos são as principais preocupações das empresas hoje em dia.  Quem nos acompanha no nosso Instagram sabe que já demos algumas dicas de como aumentar a produtividade e a cultura empresarial tem um papel fundamental, pois é através dela que você pode implantar processos que estimulem o aumento do engajamento do time.

As metodologias ágeis têm ganhado importância nos últimos anos e vêm sendo bastante discutidas no meio empresarial. Mas, você sabe o que são métodos ágeis e como eles podem influenciar em seu negócio? Não? Nós iremos explicar no post de hoje!

O que são métodos ágeis?

As metodologias ágeis foram criadas como forma de acelerar processos e entregas. É uma filosofia que promove o trabalho em equipe, a colaboração entre os funcionários e a inteligência coletiva afim de estimular uma gestão mais eficaz.  Os métodos ágeis tem como inspiração o manifesto ágil, que consiste em 4 sentenças:

  1. Agilidade
  2. múltiplas entregas
  3. intensa participação do cliente
  4. customização do produto

 E 12 princípios

  1. valor
  2. frequência
  3. flexibilidade
  4. união
  5. motivação
  6. comunicação
  7. funcionalidade
  8. sustentabilidade
  9. revisão
  10. simplicidade
  11. organização
  12. autoavaliação

métodos ageis empresa

Qual o impacto dos métodos ágeis na empresa?

A metodologia ágil é uma das grandes responsáveis por eliminação de erros, além de engajar ainda mais as equipes. É preciso que os times estejam abertos a uma mudança de paradigma e uma nova forma de enxergar e realizar seus projetos para que dê certo. Veja as principais vantagens que as metodologias ágeis podem gerar para o seu negócio:

  • Aumento da produtividade
  • Maior engajamento dos colaboradores com o projeto e com a empresa
  • Redução de problemas e falhas
  • Aumento na satisfação do cliente

Conheça os principais métodos ágeis

Ficou curioso em como implementar na sua empresa os métodos ágeis? Separamos alguns dos principais nesse post. É importante frisar que não existe a melhor metodologia, mas a solução mais adequada dentro do contexto do seu negócio ou projeto, podendo usar mais de uma delas, inclusive. Confira:

  1. Lean- O foco desse método é identificar e eliminar desperdícios do negócio ou durante a execução de projetos. Somente recursos necessários são consumidos para a realização de tarefas, sendo possível economizar, reduzir a complexidade das atividades, aumentar a produtividade e melhorar as entregas.
  2. Kanban- já falamos do Kanban aqui no nosso blog! Ele dá uma visão panorâmica do que é realizado, dividindo processos por etapas progressivas em checklists. Assim, todo o andamento do projeto é visualizado com clareza
  3. Scrum- Otimiza procedimentos entre equipes a fim de aumentar a produtividade e assertividade do projeto. Com ele, prazos são cumpridos, processos são simplificados e há qualidade e transparência nas entregas
  4. Smart- É uma metodologia essencial para elaborar metas reais e atingíveis. É aplicada considerando clareza e especificidade (Specific), mensuralidade (Measurable), desafios alcançáveis (Attainable), relevância (Relevant) e prazo máximo (Time-related).

Gostou das dicas que trouxemos para sua empresa? Continua ligado no nosso blog que em breve traremos mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir Chat
Vamos conversar?
Olá!
Como podemos te ajudar?