Você conhece o que é meta SMART?
Vamos ajudar a você entender as características, para assim definir uma meta que seja realmente funcional.
Metodologia SMART é uma prática para a criação de metas para processos, projetos ou negócios que sempre envolvem as 4 primeiras letras da sigla.
As metas SMART se referem a uma metodologia de definição de metas consagrada. Ela ajuda você a definir expectativas claras e objetivas para maximizar suas chances de alcançá-las.
Em vez de resoluções vagas, como acontece na maioria das vezes, a configuração das metas SMART cria trajetórias em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa de como atingir a meta.
Qualquer meta ou objetivo pode ser criado por meio da metodologia SMART e cada letra da sigla identifica um componente essencial da definição efetiva de metas. Então, vamos conhecer os detalhes sobre cada uma delas. Assim, você poderá usar esse conceito para a definição de objetivos SMART no planejamento estratégico de sua empresa.
Específico - “S” Specific
Todos objetivos de negócios parecidos com algo como “ganhar mais dinheiro”, onde eles raramente são atingidos.
Isso sempre ocorre porque o objetivo não é específico o suficiente para ser acionável. Você necessita identificar o resultado desejado e direto de cada meta.
Ser específico significa que o conjunto de metas deve ser claramente e bem definidos. Não deve haver dúvidas sobre elas.
o que ajuda bastantes é responder perguntas como:
O que você quer alcançar?
Por que você quer isso?
Quem está envolvido?
Onde esse objetivo vai levar o negócio depois de alcançar?
Com essas abordagens, você pode trocar a meta de “ganhar mais dinheiro” pela meta específica: “conquistar um novo cliente até o final do mês”.
Mensurável - “M” Measurable
Se a sua empresa ou negócio está estagnado, pode ser porque os objetivos que você está traçando não são bons ou concretos.
Um exemplo, a meta de trabalhar mais em determinado projeto é muito mais vaga do que uma que estipula trabalhar 30 minutos a mais por dia nesse projeto.
Coletar, aprender e monitorar dados, usando sempre números, irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta.
Nesse exemplo, fica muito mais claro e fácil medir, além de saber se está conseguindo alcançar a meta ou não, superá-la e se está ficando abaixo dela.
Atingível - “A” Attainable
A meta precisa ser atingível são bem poderosas.
Os objetivos atingíveis são todos aqueles que podem ser alcançados com os recursos materiais, financeiros e humanos.
Definir metas inatingíveis pode desmoralizar sua equipe quando eles não conseguem alcançar esses objetivos.
Mas por outro lado, estabelecer e alcançar metas atingíveis pode proporcionar um aumento de confiança.
Depois de atingir um objetivo, aí sim, defina uma barra mais alta para o próximo.
Relevante - “R” Relevant
Nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Alguns objetivos não são relevantes para suas necessidades, suas habilidades ou a realidade atual de sua empresa.
Por exemplo, em meio a uma crise econômica marcada por menores gastos do consumidor, pode não ser o momento ideal para introduzir um novo produto, de alto custo.
Assim, ter essa consciência da relevância das metas, ajudará você a se manter à frente das tendências e se destacar dos concorrentes.
Metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer a diferença para alavancar seu negócio.
Temporal - “T” Time based
Atribua um prazo limite para a obtenção das metas. Por exemplo, defina uma meta de aumentar suas vendas totais em 10% até o final do ano.
Sempre defina um cronograma realista para o escopo de acordo com o esforço que pode colocar para essa meta.
Com um prazo claro, você pode planejar um objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo.

Por que usar as metas SMART?
Depois de ver e conhecer o que é meta SMART, você já entendeu a importância de usar esse caminho para definir todos os seus objetivos?
A metodologia de estabelecimento de metas SMART facilita muito na criação de diretrizes de negócios realistas.
As metas da SMART ajudam a esclarecer suas prioridades, permitem que você se concentre e fique direcionado para o que é mais relevante.
Em vez de objetivos obscuros, sem nenhuma clareza, as métricas SMART são específicas e permitem que você saiba o que precisa fazer, quando e a importância de atingir essas metas em relação aos objetivos estratégicos da empresa e tarefas. Assim, isso força você a administrar melhor o seu tempo.
Além disso, desfruta de um sentimento de realização quando consegue superar as barreiras e chegar no ponto que planejou.
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