Você conhece o que é meta SMART?

Vamos ajudar a você entender as características, para assim definir uma meta que seja realmente funcional. 

Metodologia SMART é uma prática para a criação de metas para processos, projetos ou negócios que sempre envolvem as 4 primeiras letras da sigla. 

As metas SMART se referem a uma metodologia de definição de metas consagrada. Ela ajuda você a definir expectativas claras e objetivas para maximizar suas chances de alcançá-las. 

Em vez de resoluções vagas, como acontece na maioria das vezes, a configuração das metas SMART cria trajetórias em direção a um determinado objetivo, com marcos claros e uma estimativa de como atingir a meta. 

Qualquer meta ou objetivo pode ser criado por meio da metodologia SMART e cada letra da sigla identifica um componente essencial da definição efetiva de metas. Então, vamos conhecer os detalhes sobre cada uma delas. Assim, você poderá usar esse conceito para a definição de objetivos SMART no planejamento estratégico de sua empresa. 

Específico - “S” Specific

Todos objetivos de negócios parecidos com algo como “ganhar mais dinheiro”, onde eles raramente são atingidos. 

Isso sempre ocorre porque o objetivo não é específico o suficiente para ser acionável. Você necessita identificar o resultado desejado e direto de cada meta. 

Ser específico significa que o conjunto de metas deve ser claramente e bem definidos. Não deve haver dúvidas sobre elas. 

o que ajuda bastantes é responder perguntas como: 

O que você quer alcançar? 

Por que você quer isso? 

Quem está envolvido? 

Onde esse objetivo vai levar o negócio depois de alcançar? 

Com essas abordagens, você pode trocar a meta de “ganhar mais dinheiro” pela meta específica: “conquistar um novo cliente até o final do mês”.

Mensurável - “M” Measurable

Se a sua empresa ou negócio está estagnado, pode ser porque os objetivos que você está traçando não são bons ou concretos. 

Um exemplo, a meta de trabalhar mais em determinado projeto é muito mais vaga do que uma que estipula trabalhar 30 minutos a mais por dia nesse projeto. 

Coletar, aprender e monitorar dados, usando sempre números, irá mantê-lo responsável pelo seu progresso em direção à meta. 

Nesse exemplo, fica muito mais claro e fácil medir, além de saber se está conseguindo alcançar a meta ou não, superá-la e se está ficando abaixo dela. 

Atingível - “A” Attainable

A meta precisa ser atingível são bem poderosas. 

Os objetivos atingíveis são todos aqueles que podem ser alcançados com os recursos materiais, financeiros e humanos. 

Definir metas inatingíveis pode desmoralizar sua equipe quando eles não conseguem alcançar esses objetivos. 

Mas por outro lado, estabelecer e alcançar metas atingíveis pode proporcionar um aumento de confiança. 

Depois de atingir um objetivo, aí sim, defina uma barra mais alta para o próximo. 

Relevante - “R” Relevant

Nem todas as metas que podem ser alcançadas valem a pena ser estipuladas. Alguns objetivos não são relevantes para suas necessidades, suas habilidades ou a realidade atual de sua empresa. 

Por exemplo, em meio a uma crise econômica marcada por menores gastos do consumidor, pode não ser o momento ideal para introduzir um novo produto, de alto custo. 

Assim, ter essa consciência da relevância das metas, ajudará você a se manter à frente das tendências e se destacar dos concorrentes. 

Metas relevantes são aquelas que, se atingidas, realmente vão fazer a diferença para alavancar seu negócio. 

Temporal - “T” Time based

Atribua um prazo limite para a obtenção das metas. Por exemplo, defina uma meta de aumentar suas vendas totais em 10% até o final do ano. 

Sempre defina um cronograma realista para o escopo de acordo com o esforço que pode colocar para essa meta. 

Com um prazo claro, você pode planejar um objetivo, progredir em direção a ele e alcançá-lo. 

Por que usar as metas SMART?

Depois de ver e conhecer o que é meta SMART, você já entendeu a importância de usar esse caminho para definir todos os seus objetivos? 

A metodologia de estabelecimento de metas SMART facilita muito na criação de diretrizes de negócios realistas. 

As metas da SMART ajudam a esclarecer suas prioridades, permitem que você se concentre e fique direcionado para o que é mais relevante. 

Em vez de objetivos obscuros, sem nenhuma clareza, as métricas SMART são específicas e permitem que você saiba o que precisa fazer, quando e a importância de atingir essas metas em relação aos objetivos estratégicos da empresa e tarefas. Assim, isso força você a administrar melhor o seu tempo. 

Além disso, desfruta de um sentimento de realização quando consegue superar as barreiras e chegar no ponto que planejou. 

Além dessa técnica de metas sabe o que mais é importante para que você e sua equipe? Um espaço confortável, acessível e bem estruturado… está precisando? Então venha conhecer nosso espaço de coworking que fica na Rua Caio Pereira, 331, Rosarinho, Recife-PE e sigam nossas redes sociais. 

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