técnica Feynman

O que é a técnica Feynman?

Criado pelo físico e Prêmio Nobel Richard Feynman, método permite você aprender sobre qualquer coisa

Já pensou aprender sobre qualquer assunto? No post de hoje nós vamos detalhar mais um pouco sobre a técnica Feynman, criada pelo físico e Prêmio Nobel Richard Feynman.

A técnica é uma maneira simples que auxilia a compreensão de qualquer tema. Feynman era muito elogiado por conseguir explicar e compreender assuntos complexos. Feynman acreditava que poderia aprender sobre qualquer assunto, desde que o mesmo fosse ensinado utilizando termos simples.

Feynman, inclusive, tornou-se popular entre os alunos porque era capaz de fazê-los entender as mais complexas teorias físicas com uma linguagem simples e familiar. Os alunos conseguiam entender tudo muito bem. Foi assim que surgiu a Técnica Feynman, uma técnica de estudo que pode ser aplicada para aprender e para ensinar.

Elon Musk, fundador da Tesla e a quarta pessoa mais rica do mundo, segundo o Bloomberg Billionaires Index, foi o responsável por popularizar novamente essa técnica de estudos.

De acordo com a Técnica Feynman e a sua abordagem da aprendizagem, se você consegue explicar algo a uma criança, provavelmente você entendeu bem o assunto.  A “mágica” está por traz de explicar algo de uma forma breve e precisa.

Passo a passo da Técnica Feynman

técnica Feynman

  1. Escolha um assunto (ou conceito)

seja exato com o tema que você quer aprender e pesquise e escreva tudo o que você encontrar sobre o assunto. Utilize suas próprias palavras na pesquisa, isso ajudará na próxima etapa.

  1. Ensine para uma criança ou dê uma aula

Sabe aquele amigo que tá te devendo uma? Então, chame ele para assistir uma aula sua sobre o tema escolhido.  É necessário ensinar como se estivesse explicando para uma criança, então use palavras e exemplos simples. Verbalizar o conteúdo auxilia o aprendizado e dessa forma você consegue saber o que realmente aprendeu e enxergar os seus pontos fracos no assunto.

  1. Identifique os “buracos” na própria compreensão

Agora que você sabe quais as partes você não entendeu muito bem ou não sabe explicar, hora de voltar aos estudos e revisitar as suas anotações para compreender melhor

  1. Revise, organize e simplifique

Certifique de estar usando as suas palavras nas anotações que fez. Não parece, mas isso vai te ajudar a compreender melhor o assunto e as partes que você tem dúvidas. Use exemplos e relacione ideias. Finalmente, leia em voz alta, se ainda assim não conseguir entender o assunto, significa que você ainda não o dominou, então revise e estude novamente para sanar as suas dúvidas. Você vai realmente ter aprendido quando conseguir ensinar todo o assunto.

Você pode utilizar a técnica Feynman para montar cursos, aprender uma nova habilidade para aplicar com seu time e até começar a migrar de carreira. Seguindo esses passos da Técnica Feynman, você poderá aumentar o seu conhecimento sobre qualquer assunto. Além disso, também poderá explicá-lo a todos de uma maneira clara e simples.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir Chat
Vamos conversar?
Olá!
Como podemos te ajudar?