Sabe o que é Técnica Pomodoro e como funciona?

Coworking nada mais é que um espaço onde vários freelancers e empresas compartilham o mesmo local de trabalho e até ideias, onde dividem entre si todas as despesas gerais do local. Esse processo sai mais “em conta” do que alugar um local de trabalho, pois os custos são todos divididos entre os profissionais que usufruem deste espaço. O local permite também a troca de experiências e conhecimento com vários outros profissionais… Isso faz com que se crie uma grande rede de networking.

Entenda melhor como é o método Pomodoro na prática

Agora que você já sabe o que é o método Pomodoro, veja como você pode aplicá-lo no seu dia a dia de trabalho. É mais simples do que você imagina. Além disso, é um ótimo método de desenvolvimento pessoal, te ajudando até mesmo a ficar mais inteligente.  

– Planejamento 

Antes de dar início aos trabalhos, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa executar naquele dia, colocando em ordem de importância. Seja racional na hora de listar suas tarefas; expectativas realistas são a chave para ser produtivo. Que inclusive pode-se usar o método de Eisenhower 

– Foco 

Qualquer distração, por menor que seja, pode prejudicar e muito, sua produtividade. Por isso, saia do seu e-mail e das redes sociais e coloque o seu telefone no silencioso. Peça para que os seus colegas não te perturbem enquanto você estiver trabalhando. 

– Trabalho 

Escolha sua primeira tarefa, ajuste o seu cronômetro para 25 minutos, aperte o play e foco total. Assim, é recomendado que você não pause o medidor de tempo antes que os 25 minutos terminem. 

– Pausa curta 

Quando o seu cronômetro apitar avisando que os 25 minutos programados já terminaram, você deverá parar tudo o que está fazendo e se afastar da sua mesa por 5 minutos. 

Portanto, durante o tempo de descanso, é importante que não faça nada que requeira muito esforço mental. Caso contrário, não será muito efetivo, pois sua mente não será capaz de reorganizar e integrar o que você aprendeu. Como resultado, você não será capaz de dar ao próximo Pomodoro o seu maior e melhor esforço.  

Nesse intervalo de 5 minutos, você pode comer algo, beber um copo d’água, ver televisão, fazer um alongamento, acessar as redes sociais ou apenas relaxar da forma que achar melhor.  

– De volta aos trabalhos 

Após essa primeira pausa, você retornará às suas tarefas e repetirá esse ciclo por mais três sessões de 25 minutos, concentrando toda a sua energia e foco. 

– Pausa longa 

Ao término das quatro sessões de 25 minutos, você poderá fazer uma pausa maior, de 20 a 30 minutos. Aproveite esse tempo ao máximo para limpar a sua mente e relaxar. 

Feito isso, o ciclo inicia-se novamente até o final do seu expediente ou até você concluir todas as tarefas que você listou inicialmente. 

Quais são as vantagens de utilizar a Técnica de Pomodoro 

 

Melhor qualidade e quantidade de trabalho; 

Produtividade aumentada; 

Melhor gerenciamento de tempo; 

Foco e motivação fortalecidos; 

Mais concentração na tarefa que se tem em mãos; 

Eliminação do hábito de multitarefa; 

Maior senso de urgência e, portanto, maior agilidade; 

Diminuição dos níveis de estresse por estar fazendo uma coisa de cada vez; 

Aumento da força de vontade e da concentração. 

5 dicas de ferramentas

Agora que você já está por dentro do método Pomodoro, o que acha de colocá-lo em prática no dia a dia da sua empresa? Ela pode ser muito útil para você e para a sua equipe. 

Além dessa técnica sabe o que mais é importante para que você e sua equipe? Um espaço confortável, acessível e bem estruturado… Está precisando? Então venha conhecer nosso espaço de coworking que fica na Rua Caio Pereira, 331, Rosarinho, Recife-PE e sigam nossas redes sociais. 

Abrir Chat
Vamos conversar?
Olá!
Como podemos te ajudar?