planejamento 2023

Como fazer o planejamento estratégico da sua empresa

Um ano novo está chegando e sua empresa está se preparando para 2023? Um planejamento estratégico é essencial para definir o futuro de uma empresa. Mesmo sendo pequena, definir objetivos e metas é essencial para quem quer ver o negócio crescer. Não sabe por onde começar? Não se preocupe! Continue lendo que vamos contar tudo sobre o planejamento estratégico de uma empresa.

 

Afinal, o que é planejamento estratégico?

É bastante comum que, no início de uma empresa, os gestores estejam inicialmente muito mais preocupados com questões imediatas, sem gastar muito tempo olhando para o futuro. Mas, a falta de estratégia pode mudar os rumos de uma empresa: ou faz com que ela obtenha bons resultados, ou pode comprometer o desenvolvimento.

O planejamento estratégico é uma boa ferramenta de gestão que auxilia o empreendedor a mapear o caminho a ser seguido para atingir os objetivos do negócio. Para isso, é preciso fazer uma análise do passado e do presente, para que sejam atingidos os objetivos do futuro.

“O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback”, já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker.

Para que serve o plano?

O plano estratégico é o ponto de partida para você que está montando o seu negócio. Ele é essencial desde a fase embrionária da empresa, quando o plano de negócio começa a ganhar forma. Se você também tem um negócio há anos, o planejamento estratégico também é importante para:

  • Aumentar lucros e vendas;
  • Desenvolver novas ações para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos;
  • Otimizar a gestão financeira,
  • Lançar novos produtos
  • Posicionamento de marca no mercado
  • Realizar projeções para o futuro

O planejamento estratégico dá um norte para resolver os problemas e atingir as metas da empresa, mas é preciso estar adequadas com a realidade da sua empresa. Se o objetivo for abrir uma nova loja, é o planejamento estratégico que vai estabelecer cada passo a ser dado até lá.

Como fazer um planejamento estratégico?

Separe alguns dias para se dedicar a esse plano. O planejamento é algo que exige dedicação e muito estudo para não deixar passar nada. Existem algumas etapas que ajudam nesse processo de construção:

1. Diagnóstico

Todo mundo pensa que o primeiro passo é a definição de metas, mas a verdade é que o diagnóstico da situação atual da empresa que vai nortear os próximos passos.

Financeiro, posição da marca no mercado, desempenho de processos, satisfação dos colaboradores, qualidade dos produtos e/ou serviços e outros fatores devem entrar nessa primeira etapa.

Um método bastante utilizado para avaliar as condições externas e internas de uma empresa é a análise SWOT. A sigla, em inglês, quer dizer:

  • Strengths (Forças): pontos fortes da empresa e vantagens sobre a concorrência,
  • Weaknesses (Fraquezas): pontos fracos e possíveis vulnerabilidades;
  • Opportunities (Oportunidades): eventos e situações que favorecem a empresa no mercado em uma projeção futura
  • Threats (Ameaças): fatores externos que têm impacto negativo sobre o negócio em uma projeção futura, como crise ou entrada de um novo concorrente.

No diagnóstico você têm de ser realista e avaliar tudo que pode impactar negativamente a sua empresa, desde questões macroeconômica, até satisfação dos colaboradores.

2. Trace seus objetivos

Depois do mapeamento da situação da sua empresa, chegou a hora de traçar os objetivos. Com as informações coletadas no mercado e a análise SWOT, você tem uma ideia do que fazer daqui a 5anos, mas também precisa decidir o que fazer nos próximos meses.

3. Crie estratégias e ações

Liste, um a um, os passos para chegar aos objetivos. Seja detalhista, analise e planeje.

4. Tenha métricas de desempenho

Para você medir o desempenho e saber se está no caminho certo para execução do seu plano estratégico, as métricas de desempenho podem ajudar.  Por exemplo, se você estabelece como meta aumentar a base de clientes, o indicador é o número de novos clientes por período. Agora, se a meta é aumentar o lucro da empresa, você deve monitorar indicadores como lucratividade, rentabilidade e margem líquida.

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5. Prepare um cronograma

Agora que seu planejamento estratégico tomou forma, é hora de organizar um cronograma e decidir a função de cada um da empresa na hora de executá-lo.

Atenção! Esse é um passo importante para deixar claro o papel de cada um na hora de colocar o plano em prática e quais as responsabilidades de cada área para atingir o sucesso da execução.

O cronograma deve conter as metas planejadas e os responsáveis, prazos de execução, indicadores de desempenho, recursos necessários e outras informações relevantes. A dica aqui é: crie um quadro online, com apelo visual e todos podem ter acesso e atualizá-lo instantaneamente.

6. Coloque o plano em prática

Agora é hora de colocar em prática o planejamento estratégico e acompanhar de perto os resultados. Nesse sentido, os indicadores serão sua principal referência para monitorar o progresso da empresa, mantendo o controle sobre cada ação.

7. Feedback

Busque feedback. É preciso saber ouvir. Para qualquer cargo e tipo de liderança, vale buscar esse retorno com os colaboradores, com os clientes e fornecedores. A escuta atenta traz crescimento na medida em que são apontadas questões que passaram despercebida

8. Avalie e revise o plano continuamente

O planejamento estratégico é uma ferramenta dinâmica, que deve ser adaptada de acordo com a realidade da sua empresa e as mudanças que ela encontra no caminho.
Ter um plano é ter um rumo, mas você precisa reavaliar continuamente as metas e, se necessário, fazer alguns ajustes conforme as circunstâncias.


Balanced Scorecard 

Um dos tipos de planejamento estratégico mais usados atualmente é o chamado Balanced Scorecard. Criado por Robert Kaplan e David Norton, da Harvard Business School, nessa metodologia são levadas em conta quatro perspectivas:

Financeira: quais são os objetivos financeiros que devemos atingir para obter o crescimento desejado?

Clientes: como atender melhor nossos clientes para aumentar rendimentos?

Processos internos: como maximizar nossos resultados por meio dos nossos processos internos?

Aprendizagem e crescimento: como melhorar nossos processos e, de quebra, aumentar a satisfação dos clientes e a rentabilidade?

A partir de respostas detalhadas dessas questões, defina um plano de ação e terá como apoio um mapa estratégico. 

Aqui nesse guia você já tem um bom começo para o seu planejamento estratégico de 2023! Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os seus amigos!

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